Pesquisa realizada nos Estados Unidos em maio de 2013, pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA)apontou que as mulheres universitárias consomem bebidas alcoólicas além do limite, mais do que os homens. Os pesquisadores entrevistaram 992 calouros da região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. As perguntas feitas pelos pesquisadores aos estudantes foram quantas vezes por semana saiam para beber e quantas doses costumavam tomar. A descoberta é que as mulheres estão 50% mais propensas a passar dos limites indicado de bebida alcoólica ao longo da semana do que os homens.
Para a universitária, Bianca Acácio, beber nos finais de semana com as amigas se tornou uma rotina. "Não existe mais aquela teoria de que só homem bebe. Saio todos os finais de semana com as minhas amigas e todas bebem. A diferença que eu vejo entre os homens e as mulheres está nas bebidas que cada sexo prefere. Homens normalmente optam por cervejas e destilados fortes, como whisky, enquanto as mulheres preferem os mais fracos, como vodkas de sabor e drinks." comenta Acácio.
De acordo com as diretrizes do instituto, os limites entre homens e mulheres são diferentes e ultrapassar esse limite é beber mais do que três copos por dia ou sete por semana, no caso das mulheres. Os homens podem beber até quatro copos por dia ou 14 por semana. Os limites são estipulados pelos riscos de desenvolver doenças. Foi o que explicou a professora assistente da Faculdade de Medicina de Harvard, Bettina B. Hoeppner, ao divulgar a pesquisa. "Os limites semanais, na quantidade de bebida alcoólica, são recomendadas para evitar efeitos nocivos a longo prazo, tais como doenças do fígado e câncer de mama. Ao ultrapassar os limites semanais com mais freqüência do que os homens, as mulheres estão se colocando em maior risco a longo prazo". A pesquisadora ainda orientou que, "limites recomendados de consumo são mais baixos para as mulheres que para os homens porque pesquisas revelaram que as mulheres experimentam problemas relacionados ao álcool em níveis mais baixos de consumo de álcool do que os homens".
No Brasil a realidade é diferente
De acordo com o “Levantamento Nacional Sobre os Padrões de Consumo do Álcool” realizado pela Organização Mundial de Saúde e divulgada pelo Governo Federal, em 2007, 52% dos brasileiros acima de 18 anos bebem pelo menos uma vez ao ano. Entre os homens são 65% e entre as mulheres 41%. O estudo também mostra que os homens e as mulheres bebem com frequência diferentes. Os homens demonstram índice de abstinência 40% menor do que as mulheres, 35% para eles e 59% para elas.
Para as universitárias Maitê F. Faria Campos e Juliana Peruchi Marra sair para beber virou uma tradição. Toda sexta-feira as duas amigas saem da aula e vão direto para o bar próximo a universidade.
Confira o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=c6vBHW0r44QRepórteres: Ana Lívia Tavares e Gilvana Hobold Editor: Daniel Campos Fotógrafa: Yasmin Rezende