A pesquisa "Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência" apontou que os jovens de Mato Grosso do Sul usam mais a internet no celular para acessar as redes sociais do que para ler notícias. Os dados divulgados indicam que 80% acessam o Facebook e 31% buscam conteúdo informativo e mais de 50% deste grupo lê notícias nas redes sociais.
A pesquisa foi realizada pelo projeto Rede Brasil Conectado e desenvolvida por professores de universidades federais e privadas de todo o país. Teve como objetivo obter informações para mapear o uso que os jovens brasileiros fazem dos meios de comunicação e principalmente da internet. Os resultados apurados em Mato Grosso do Sul foram divulgados durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) da região Centro-Oeste, que aconteceu em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) entre os dias 5 e 7 deste mês.
Segundo a pesquisadora e professora da UFMS, Márcia Gomes, a pesquisa é importante para verificar como é o uso que os jovens fazem da internet. “A gente tem uma série de ideias sobre que consumo é feito, como é esse consumo, e o ponto central de fazer pesquisa é saber se as nossas impressões sobre a realidade coincidem com o que de fato os jovens fazem com as mídias em geral”.

Jovens usam internet no celular para acessar redes sociais - (Foto: Iasmim Amiden)




