A relação de livros e o uso de novos dispositivos eletrônicos para a leitura foi um dos assuntos abordados durante o I Encontro de Letras UCDB: Linguagem, literatura e tecnologia. O encontro foi realizado com o propósito de fortalecer a necessidade do hábito de leitura e debater os processos que envolvem a dinâmica do leitor no acesso aos livros digitais.
O evento foi realizado em parceria com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), e suas atividades foram divididas em oficinas, palestras, grupos de estudo e apresentações de trabalhos acadêmicos de alunos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e UEMS. E ocorreu entre os dias 8 e 10 de setembro.
Durante o encontro, a professora do curso de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul , Dra. Angela Guida , comentou sobre o prazer e tradição que é o hábito de ler. "Eu gosto da tradição de ler, e quando se fala em tradição me vêm vários nomes em minha cabeça, várias obras que mexem tanto conosco que precisamos de uma pausa para digerir as informações que acabamos de receber".
O estudante de Publicidade e Propaganda Alexandre Real, um dos adeptos da leitura em aparelhos eletrônicos, comprou um Kindle, leitor de livros digitais, e falou que "melhorou minha leitura e pesou menos no meu bolso, fora o fato de que o Kindle é fácil de segurar, leve e prático para carregar. E várias obras são gratuitas, como Platão e etc. O interessante é rapidez para baixar o livro e a vantagem de não precisar sair de casa para comprar, é muito melhor".
Aplicativos gratuitos como Google Play Livros, Aldiko Book Reader, Flipboard, Faster Reader, Spreeder, Sylable Speed Reader, este último com versão adaptada para pessoas com dislexia, foram criados para atender a demanda de leitura digital.
O assistente de videografismo, Cleiton Rocha, falou que prefere os livros e que se incomoda com o uso do celular ou notebook para realizar qualquer leitura. "Pra mim é estressante, prefiro o contato físico com o livro, além do mais que nos aparelhos eletrônico é mais propício a ter distração e começar a navegar na web, prefiro os livros, sem dúvidas".
O estudante Alexandre Real comenta sobre as vantagens de comprar um Kindle.

O estudante Alexandre Real é um dos adeptos de aparelhos eletrônicos para realizar leituras. - (Foto: Yasmin Rezende)



