PSICOLOGIA

Universidades e Prefeitura de Campo Grande oferecem atendimento psicológico gratuito

Atendimento é oferecido pelos cursos de Psicologia e pelos centros de Atenção Psicossocial localizados em diversos bairros de Campo Grande

Camila Fernandes e Layane Karrú 3/12/2015 - 11h57
Compartilhe:

As universidades e a prefeitura de Campo Grande oferecem atendimento psicológico gratuito em clínicas-escolas e unidades de saúde pública especializadas. Os acompanhamentos realizados pelos cursos de Psicologia das universidades são realizados por estudantes estagiários supervisionados e na Prefeitura nos seis centros de Apoio Psicossocial, CAPS em diferentes regiões da capital. 

Os transtornos mentais atingem mais de 400 milhões de pessoas no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, no Brasil aproximadamente 23 milhões de pessoas necessitam de atendimento em saúde mental. Dentre as doenças mais comuns estão distúrbios ligados à ansiedade e depressão. 

A professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Rosilene Caramalac, explica que é preciso entender quando se iniciar uma terapia. “Eu não acho que todos devem fazer terapia como muitos recomendam, mas existe um momento certo para cada pessoa, que é quando até nas coisas mais rotineiras o sujeito entra em sofrimento e dor. É claro que, às vezes, temos sofrimento temporário por alguma coisa que estamos passando na vida, mas quando isso persiste e torna-se um problema, a psicoterapia é recomendada”.

A psicóloga é chefe do Serviço de Atendimento Psicossocial (Saps), que promove acompanhamento psicológico gratuito para alunos e servidores da universidade e à comunidade."Os atendimentos são feitos por acadêmicos estagiários. O Saps também possui psicólogos formados contratados para atender os casos mais graves”. 

O estudante de Psicologia, Daniel Ventura é paciente na clínica do Saps e comenta os benefícios e a importância do tratamento. “Como futuro psicólogo, fazer terapia tem me ajudado bastante, pois vejo como é estar do outro lado da psicologia. "As pessoas acham que psicólogo é só para gente rica ou é frescura, mas não é assim, muitas vezes a gente não consegue lidar com certos assuntos da vida e o psicólogo está aí para ajudar a enfrentar um problema, um medo e até mesmo a se conhecer melhor".

A estudante Sarah Regina Liebl, faz tratamento psicológico desde a infância. Ela foi diagnosticada com transtornos mentais graves, como depressão, personalidade suicida e ansiedade generalizada. Para ela, encontrar o profissional ideal é importante para a eficiência do tratamento. “Quando eu estava com os profissionais errados foi horrível. A partir do momento que eu encontrei os profissionais com os quais eu me identifiquei e me senti à vontade, obtive grandes avanços”.

Encontre atendimento gratuito

Além do Saps da UFMS, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) unidade da Capital oferecem atendimento psicológico também realizados pelos alunos e professores dos cursos de Psicologia. A Prefeitura de Campo Grande também possui unidades de saúde voltadas para psicoterapias e disponibilizam acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). São seis pontos de atendimento distribuídos na cidade com indicações específicas, como: crise psiquiátrica; transtornos mentais; apoio psicossocial relacionado à álcool e droga; atendimento infanto-juvenil e apoio pós-trauma.

Para ser atendido é preciso realizar o cadastro pessoalmente nas unidades,  as avaliações são feitas no momento da consulta, sem necessidade de consulta médica. 

 

Serviço

Serviço de atendimento psicossocial (Saps) UFMS, telefone: (67) 3345-7802

Núcleo de psicologia da Unigran Capital, telefone: (67) 3389-3362

Clínica-escola de Psicologia da UCDB, telefone (67) 3312-3710

Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Droga. Telefones: 3314-3756 / 3314-3757 / 3314-3769. Rua Rua Teotônio Rosa Pires, 19. Bairro São Bento. 

Centro de Apoio Psicossocial II - Jardim Vitrine/Vila Margarida. Telefones: 3314-3871 / 3314-3144. Rua Itambé, 2939. Jardim Vitrine/Vila Margarida.

Centro de Apoio Psicossocial II - Afrodite Doris Contis. Telefones: 3314-3185 / 3314-3187 / 3314-3188. Av. Monte Pascoal, 366. Bairro Vila Planalto.

Centro de Apoio Psicossocial Pós-trauma. Telefones: 3314-7021 / 3314-9963. Rua Marechal Hermes, 854. Vila Almeida. 

Centro de Apoio Psicossocial III - Aero Rancho. Telefones: 3314-6415 / 3314-6417 /3314-6418. Avenida Raquel de Queiroz, s/n. Bairro Aero Rancho. 

Centro de Apoio Psicossocial Infantil. Telefones: 3314-5059 / 3301-4338. Rua José Santiago, 121. Vila Santa Dorotheia.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também