A campanha Setembro Amarelo acontece neste mês e promove palestras, debates e ações de conscientização sobre o suicídio. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul possui um serviço de acompanhamento psicológico oferecido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) para os acadêmicos, e pelo Programa de Assistência à Saúde da UFMS (PAS) para servidores. De acordo com uma estatística publicada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), até o mês de agosto ocorreram 124 suicídios no estado. Segundo o Mapa da Violência de 2014, Campo Grande é a capital com a quarta maior taxa de suicídios entre jovens no país.
A psicóloga responsável pelo atendimento na PROAES, Ana Lucia Martins de Souza, trabalha na Divisão de Saúde e Alimentação Estudantil desde 2008. O aluno que tem interesse pelo acompanhamento psicológico deve contatar a Divisão. Suas informações são adicionados a uma lista de espera e, conforme a disponibilidade de agenda da psicóloga, o aluno é chamado para uma triagem que determinará a gravidade da situação.
Ana de Souza relata que campanhas como essa são fundamentais para que o tema seja discutido e para ressaltar a importância do apoio da família. "O estigma da loucura é um empecilho para a procura de auxílio psicológico para muitas pessoas". Neste semestre, a Divisão de Saúde e Alimentação Estudantil realiza ações de atendimento em grupo a partir dos diagnósticos feitos nas triagens; com temas direcionados, como redução de ansiedade e saúde mental na vida acadêmica. Por semestre são realizados cerca de 400 atendimentos psicológicos aos estudantes.
O PAS atende servidores e dependentes (Foto: Lorrayna Farias)A chefe da Seção de Atenção à Saúde, Acessibilidade e Ações Afirmativas (SESAA) na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFMS, a psicóloga Laura Silva explica que o PAS e o PROGEP realizam as campanhas de saúde como o Julho Amarelo, campanha contra as hepatites virais, o Agosto Azul em prol da saúde do homem e o Setembro Amarelo, para prevenção ao suicídio e a valorização da vida.
A equipe do PAS irá realizar, na semana do dia 25 a 29 de setembro, um debate sobre a saúde mental na rotina de trabalho para os servidores da UFMS. O objetivo é criar um espaço de acolhimento e discussões. No dia seis de outubro acontece outro evento da campanha. A psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, que realiza pesquisas sobre suicídio, palestra sobre o tema.

Participação de aluno na campanha da LASME para o Setembro Amarelo - (Foto: Lorrayna Farias)
Arianny Souza destaca a importância de ouvir (Foto:Fernada Sandoval)




