Crianças de 0 a 12 anos serão atendidas no Centro Municipal Pediátrico, que oferece consultas médicas, exames laboratoriais e realização de radiografias e tomografias, inaugurado no dia 12 de outubro. O corpo clínico é composto de 28 médicos pediatras que atuam em escalas fixas, 24 enfermeiros, 68 técnicos de enfermagem, seis assistentes sociais e outros profissionais da área administrativa.
Segundo a diretora administrativa, Renata Alves Allegretti, o Centro funciona 24 horas, com média de 230 crianças atendidas por dia nas primeiras semanas. Renata Allegretti explica como foi o processo de criação do Centro.

Para utilizar o serviço é necessário ter um cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS). Depois do cadastro, a criança passará por uma triagem, que determinará qual o nível de prioridade de seu caso. O médico fica responsável por finalizar o atendimento e determinar se o paciente precisa ficar em observação no local. Acompanhantes presentes aguardarão enquanto a criança é atendida, em espaços como a Sala da Família e a Brinquedoteca.
Acompanhantes aguardam na recepção do Centro (Foto: Raquel de Souza)
Todos os remédios prescritos podem ser retirados gratuitamente na farmácia instalada no local, que também fica aberta 24h. Renata Alegretti explica que o Centro Municipal Pediátrico não foi projetado para atender casos de emergência. Os 40 leitos disponíveis são disponibilizados para observação dos pacientes por até um dia, e realização de pequenos procedimentos não cirúrgicos como aplicação de soro e inalação. “Em caso de necessidade de internação, a criança será encaminhada para a Santa Casa. Nossa intenção é fazer uma parceria, pegar os casos simples e deixar os leitos deles só para casos graves”.
Para realizar o translado de pacientes, o Centro disponibilizará uma viatura de Suporte Avançado de Vida Especializada em Pediatria (Samuzinho), uma ambulância com serviço semelhante ao do Serviço Municipal de Urgência e Emergência (Samu), adaptada para o atendimento pediátrico.
O Secretário Municipal de Saúde Pública, Jamal Salem, revela que em breve pequenas e médias cirurgias serão transferidas para o local. Salem acrescenta que outras especialidades como cardiopediatria, endocrinopediatria e neuropediatria farão parte do atendimento no Centro. Nutricionistas e psicólogos, também atenderão no local.
Espaço contribui para o atendimento pediátrico na capital
No primeiro dia de funcionamento do Centro Municipal Pediátrico houve uma superlotação com 400 crianças atendidas em duas horas. Renata Allegretti explica que houve uma seleção específica para a contratação dos médicos que atendem no local, e os que fazem parte da rede atuam em sistema de plantão. “Viemos para somar, e não para centralizar. Não é só aqui que tem pediatra, não é só aqui que tem atendimento de criança”. Salem esclarece como funciona o atendimento pediátrico na capital.

Centro oferece consultas médicas, exames laboratoriais e realização de radiografias e tomografias - (Foto: Raquel de Souza)





