Pesquisa divulgada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônco (Vigitel), aponta que 38% da população de Campo Grande pratica a quantidade recomendada de exercícios pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 150 minutos semanais. Nos últimos cinco anos o percentual de pessoas que praticam atividades físicas no Brasil, durante o tempo livre, passou de 30,3% para 33,8%, de acordo com uma pesquisa feita pela Vigitel.
De acordo com a pesquisa, Campo Grande apresenta o maior índice de adultos com obesidade do país. Na capital, 22% dos moradores são obesos, seguidos de Cuiabá e Belém com 21%. Em 2014, a cidade ocupou o 12º lugar no ranking que era liderado pela capital do estado de Mato Grosso.
A pesquisa aponta que a obesidade é causada pelo sedentarismo e alimentação irregular. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a associação destes dois fatores causa doenças como diabetes, pressão alta e problemas cardíacos. Em Campo Grande 20% dos adultos tiveram algum tipo de diagnóstico relacionado ao aumento do colesterol ou triglicerídeos. A nutricionista Yasmhine Gasparotto explica que junto a prática de exercícios físicos, é importante ter uma alimentação saudável.
O fisioterapeuta Paulo Okumoto aponta a prática do Pilates como atividade mais completa para condicionamento físico e tratamento de dores crônicas. Segundo ele, a prática desse tipo de exercício pode ajudar a melhorar a saúde de pessoas obesas, diabéticas, soro positivas, ou portadoras de problemas renais crônicos.
Aparelhos de ginástica estão disponíveis em parques e praças da cidadeA Prefeitura de Campo Grande, mantém o Programa Vida Saudável, realizado por meio de aulas, que proporciona exercícios físicos em diversos parques e praças públicas da cidade. As aulas de ginástica, caminhadas em grupo, corridas e aulas de Pilates são gratuitas e acontecem principalmente na Praça Belmar Fidalgo, no centro de Campo Grande. O objetivo é ampliar o acesso da população que não tem condições financeiras para a prática da atividade física e do lazer.

Prática de atividade física aumenta em Campo Grande - (Foto: Andressa Oliveira)




