A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo segue até o dia 28 de novembro. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) a meta é vacinar cerca de 55 mil crianças em Campo Grande até o fim da ação, o que representa 95% do público-alvo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul recebeu 439 mil doses das duas vacinas para imunizar as crianças de 0 a 5 anos contra a poliomelite, e crianças de 1 a menos de 5 anos contra o sarampo. A gerente técnica de Imunização da Sesau, Cássia Kanaoka, reforça o objetivo da ação. “Manter a erradicação da doença e impedir que ela volte a circular em nosso país”.
Keila Soares é mãe da Maria Gabriela, que tem 1 ano. Ela afirma que as campanhas servem para lembrar das datas de vacinação." As campanhas são ótimas para alertar as mães e não esquecer das datas da vacina. Uma criança vacinada cria anticorpos para combater as doenças que poderá vir a ter, é muito importante a criança tomar a vacina, minha filha está protegida com todas as vacinas em dia".
O Brasil é certificado pela Organização Pan-americana de Saúde(OPAS) como área livre da paralisia infantil, tendo o último caso registrado em 1989, na Paraíba. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no país, entre 2013 e 2014, houve um crescimento de casos de sarampo na região Nordeste, especialmente por conta do turismo na região.

Dia "D" visa intensificar a campanha para alcançar a meta de vacinação. - (Foto: Rosália Prata)




