SAÚDE

Pesquisa do IBGE mostra que 53,4% da população adulta de Mato Grosso do Sul faz higiene bucal

De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde realizado pelo IBGE, em Mato Grosso do Sul 53,4% das pessoas maiores de 18 anos usam escova de dente, pasta de dente e fio-dental

Gabriella Fernandes e Gabriela Galvão29/10/2015 - 11h36
Compartilhe:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou em 2013 Pesquisa Nacional de Saúde sobre hábitos e doenças dos brasileiros e em junho deste ano apresentou os dados. Segundo a pesquisa, apenas 53% dos brasileiros adultos usam creme dental, escova de dente e fio-dental. Em Mato Grosso do Sul, os dados levantados na pesquisa se repetiram.

A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO) desenvolvem projetos para  mudar essa realidade. No dia 25 de outubro, em comemoração ao dia do Cirurgião-Dentista e Nacional da Saúde Bucal foi realizada a Ação Nacional da Saúde Bucal no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande. Na ação foi montado um "escovódromo" onde os voluntários deram orientações sobre a escovação correta para as crianças que receberam um kit com escova de dente, creme dental e sabonete. Os pais e responsáveis também foram orientados sobre a higiene bucal, além de aprenderem a fazer o autoexame para prevenir o câncer de boca.

O presidente da ABO no Mato Grosso do Sul, Carlos Magno, ressalta que com essas iniciativas é possível aumentar o uso dos itens básicos de higiene bucal em longo prazo. Carlos Magno afirma que ações sociais como essa são rotineiras e que "semanalmente nós estamos em asilos, creches, escolas, e todo mês estamos participando da Caravana da Saúde do Governo de Mato Grosso do Sul” .

Para Magno, os dados da pesquisa estão relacionados aos hábitos dos brasileiros e a crise financeira, pois a compra da escova de dente fica em segundo plano e as pessoas só procuram tratamento quando sentem dor.

A estudante do quarto semestre de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Gabriela Rebouças,  trabalha pela segunda vez em ações sociais voltadas à higiene bucal. A estudante ensina que recém-nascidos também devem fazer higiene bucal. "Quando a criança começa a mamar, a mãe pode molhar a fralda na água e limpar. Fica o acúmulo do próprio leite e quando nasce o primeiro dente já pode escovar”. 

A empresária Rosane Milani, que levou a neta a ação, ressalta a importância dessa iniciativa. Segundo Rose Milani, “esses eventos são fundamentais, porque, às vezes, nem o pai percebe que a criança tem resistência a escovar os dentes".

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também