Parceria entre universidades fortalece a pesquisa em comunicação do Centro-Oeste

23/07/2013 - 22h40
Compartilhe:
Uma oportunidade para aumentar e facilitar a contribuição do Centro-Oeste em pesquisas em comunicação foi criada por quatro universidades da região.  A parceria resultou na revista  Esferas , que é uma publicação semestral científica, digital e impressa, produzida por quatro Programas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste, UnB (Universidade de Brasília), UFG (Universidade Federal de Goiás) , UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ) e UCB (Universidade Católica de Brasília).
[caption id="" align="aligncenter" width="705"] Café Intercom reuniu professores, alunos e pesquisadores de comunicação Foto: Daniel Lacraia[/caption]
O  lançamento da revista aconteceu no primeiro Café Intercom de Campo Grande, no dia 9 de julho. O encontro, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, visa discutir e apresentar o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas da área, o que contribui para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País.
 
A revista, que surgiu em 2012, é um espaço de discussão centrado nas temáticas ligadas à área da Comunicação,  como processos midiáticos, sociais, interpessoais e organizacionais, que refletem as áreas de concentração e as diferentes linhas de pesquisa dos quatro programas envolvidos.
 
Segundo o professor de graduação  e pós-graduação  em  Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mario Luiz Fernandes, a união entre as universidades possibilita o estabelecimento das pesquisas e do mercado da região Centro-Oeste. “O sistema de parceria criado entre esses cursos é um facilitador em vários sentidos. Além da realização de pesquisas mais amplas, que no estado de Mato Grosso do sul ainda são muito focadas no tema ambiental. Poderá haver a criação de encontros mais frequentes em comunicação nessas regiões, e a criação de um doutorado na UFMS. Até então, das quatro universidades, apenas a Universidade de Brasília oferece o doutorado”, diz Fernandes.
[caption id="" align="alignleft" width="398"] Professor Mário Fernandes apresenta a revista Esferas Foto: Daniel Lacraia[/caption]  
A parceria, que se desenvolveu inicialmente em reuniões do Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), prevê oferecer também um intercâmbio de alunos e professores entre as universidades.
 
Mario Fernandes afirma, ainda, que o projeto está no início, assim como a revista Esferas está em suas primeiras edições.  O objetivo do grupo é montar uma pesquisa em rede, para cada estado realizar o seu estudo regional com intuito de uni-los posteriormente. O grupo estuda realizar um congresso de comunicação em Campo Grande este ano, após uma reunião que acontece no dia 26 de julho, em Brasília.
 
Reportagem: Amanda Amaral
Fotografia: Daniel Lacraia
Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também