A equipe sul-mato-grossense de Kart NC Racing obteve o melhor aproveitamento na categoria Endurance. A última vitória dos pilotos Nilson Ribeiro e José Ribeiro Cintra foi a prova 500 Milhas de Londrina. A prova, considerada uma das competições mais disputadas do país, aconteceu no dia 28 de novembro de 2015.
A edição 2015 terminou pelo tempo limite de duração, após sete horas da largada. A equipe, formada por pai e filho, se tornou bicampeã, por ter vencido em 2012.
O interesse da família pelo esporte começou nas pistas amadoras que foram instaladas no Shopping Campo Grande em meados dos anos 1990. Segundo José Ribeiro, esta é uma prática esportiva de "gente grande", os principais desafios são o alto custo para competir e a falta de patrocínio.
De acordo com Nilson Ribeiro a prática do esporte tem problemas burocráticos no estado, como gerenciamento do autódromo e custos dos eventos. Por se tratar de uma categoria esportiva sem espaço na grande mídia, o kart não atrai patrocínio empresarial, pois ainda não alcançou uma popularidade satisfatória.
Segundo José Ribeiro, o custo de um carro preparado para Endurance chega a R$ 200 mil. O carro e o chassis são fabricados no Brasil e algumas peças, como câmbio e motor, são importadas. “No automobilismo, o retorno financeiro vem do patrocínio, da satisfação do patrocinador com o resultado, aparecer na televisão. É uma parceria. Corrida com premiação em dinheiro, só nos filmes”.
No Estado há autódromos capazes de receber eventos automobilísticos desse porte, mas a organização depende das equipes e associados. José Ribeiro explica que os pilotos pagam uma mensalidade para o autódromo e ainda fazem a manutenção. "Dificilmente o governo ajuda. O dinheiro vai para esportes com mais visibilidade, como futebol".

Carro completo custa em média R$ 200 mil - (Foto: Isabela Hisatomi)




