SEMANA DO PEIXE

Semana do Peixe estimula consumo

Em Campo Grande, descontos oferecidos pelos comerciantes aumentaram vendas no período

Raquel de Souza e Gabriel Ibrahim29/09/2014 - 16h22
Compartilhe:

A 11ª edição da Semana do Peixe, realizada nas primeiras semanas de setembro, aumentou as vendas de pescado em todo o país. A campanha teve apoio de estabelecimentos como redes de supermercado, feiras livres, mercados públicos, restaurantes, colônias e sindicatos de pescadores, entre outros, e foi organizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Em Campo Grande, o gerente da peixaria Linares Pescados, a “Peixaria do Mercado”, João Carlos de Melo, garante que a venda aumentou em mais ou menos 40%. “É vantajoso porque atrai as pessoas a virem comprar”. Os descontos oferecidos foram proporcionais ao aumento das vendas, como explica o balconista Joselino Prieto.

No primeiro semestre a Semana Santa é responsável pelo aumento da procura, um dos principais objetivos da Semana do Peixe é nivelar as vendas de pescado durante o ano.  Segundo dados divulgados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, nos últimos dez anos o consumo mais que dobrou no Brasil. De 2012 para 2013 o consumo no país cresceu quase 25%, e ultrapassou o mínimo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 12 Kg/habitante/ano. O proprietário da peixaria Filé-Mar, Plinio Moura, afirma ter percebido mudanças nos 12 anos em que trabalha na área. “Hoje o povo está mais consciente, está consumindo mais peixe. A venda vem subindo de ano pra ano”.

A campanha foi criada também para estimular o consumo e a produção de peixe, a proteína animal mais saudável do mercado, recomendada pela OMS. A nutricionista Paula Saldanha Tschinkel reforça a importância de incluir os pescados na alimentação. “Os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, substâncias químicas que compõem as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também boas fontes de cálcio e ricas em ácidos graxos essenciais, e são fontes de Omega 3, que é um coadjuvante na prevenção  e tratamento de inúmeras doenças”.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc), Natal Paglione, explica como a Semana do Peixe estimula o trabalho de pescadores e aquicultores. Paglione ressalta que a Sedesc elaborou um cronograma desde junho para atrair a atenção de produtores rurais para a criação de pescado com orientação de técnicos profissionais e visita em criadouros artificiais. "Campo Grande tem um clima bastante propício para a criação de peixes, entretanto ela se faz necessária em tanques escavados pela falta de rios no município." Paglione comenta como o incentivo a aquicultura no município influenciará diretamente no preço do pescado.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também