ECONOMIA

Capital tem 109 mil consumidores inadimplentes

Campanha da Associação Comercial de Campo Grande pretende recuperar o crédito destes devedores

Rosália Prata e Brenda Cirino 3/11/2014 - 12h51
Compartilhe:

Começa hoje a 9ª Campanha de Recuperação de Crédito Nome Limpo com o objetivo de minimizar o alto índice de consumidores inadimplentes em Campo Grande (MS). O evento, realizado na Praça Ary Coelho, é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Sebrae/MS e Federação das Associações  Empresariais de Mato Grosso do Sul.

Pesquisa realizada pelo Instituto GEOC, que representa 16 das principais empresas de cobrança do Brasil, constatou que quase 80% dos entrevistados tem dividas em atraso.

Em Campo Grande há cerca de 109 mil pessoas no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O número é 67% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.  De acordo com o diretor do SCPC da ACICG, Renato Paniago, a falta de planejamento no orçamento familiar é uma das principais causas da inadimplência. “O consumidor assume dívidas, compromissos muito maiores que o seu rendimento permite. Então essa falta de planejamento, o incentivo ao consumo e a necessidade de consumir fazem com que o consumidor acabe endividado.”

De acordo com levantamento realizado pelo Serasa Experian a inadimplência no Brasil subiu 19,6% em setembro em relação ao mesmo mês em 2013, o que reflete diretamente no poder de compra do consumidor. Segundo Paniago, o impacto disso é menos negócios no comércio. ”Consumidores sem poder de compra, sem realizar novas compras. Há uma diminuída no consumo e prejuízo no comércio. As empresas diminuem o volume de negócios.”

Paniago destaca que outra causa da inadimplência é o reflexo causado por grandes ofertas de financiamentos e empréstimos nos anos anteriores, que refletem posteriormente no bolso do consumidor. ”Os reais motivos dessa inadimplência é difícil de medir, o que a gente detecta é que o cartão de crédito, cheque e o crediário são os maiores índices de não cumprimento desses compromissos e isso acaba negativando o nome dos consumidores.”

O diretor do SCPC na ACICG explica o que causou o aumento de 60% das negativações neste ano.

O evento, que segue até o próximo dia 8, acontece das 8h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira; e das 9h00 às 16h00 no sábado, e vai reunir 679 empresas, dentre elas a concessionária Águas Guariroba, Pax Real, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Banco do Brasil, Net, Ótica Super Visão, Ótica Diniz e Anita Shoes, que farão o atendimento de clientes diretamente na Praça Ary Coelho. As demais empresas participantes negociarão os débitos em atraso diretamente em suas sedes. Quem tiver interesse em participar da campanha irá receber uma cartilha com dicas de educação financeira e planejamento do orçamento doméstico.

 A Economista Dayane Medeiros explica que é necessário renegociar as dívidas e ter gastos conscientes. “No final do ano as pessoas gastam no impulso, com euforia e sem planejamento, vivendo apenas uma perspectiva de longo prazo.”

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também