Aumento do dólar prejudica as vendas de passagens internacionais (Foto: Layane Karrú)A alta do dólar impacta os consumidores brasileiros e influencia diretamente nos preços das passagens internacionais. As companhias aéreas realizam promoções com descontos para evitar a redução de vendas, principalmente para destinos onde a moeda oficial é o dólar, como é o caso dos Estados Unidos. As agências de viagens também são afetadas e enfrentam quedas na venda de pacotes em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a proprietária da agência de turismo Condor, Iza Calderan, as companhias fazem promoções para evitar a queda nas vendas das passagens internacionais. O consumidor é afetado pelo aumento do preço dos hotéis e do custo da viagem. “As companhias fazem tarifas de 300, 450 dólares para os Estados Unidos, e mesmo assim a venda é muito pequena. Não é só a passagem, o hotel acaba ficando caro”. O aumento do custo do dólar afetou a compra dos pacotes internacionais da agência. A venda caiu 66,5% nos primeiros meses de 2015 em comparação ao mesmo período do ano passado.
O funcionário da agência, Everton Van Der Laan, afirma que o aumento do dólar resultou em uma mudança nos pacotes para Disney. “Antigamente você levava de 180 a 200 pessoas, hoje você leva 50”. De acordo com Calderan, o problema reflete não apenas no setor de turismo e sim na economia em geral. “Antes você mandava o seu filho pra Disney e gastava de 10 a 12 mil reais. Hoje está saindo por 20 mil. Esse câmbio assustou, está uma coisa totalmente atípica, os setores estão muito retraídos”.
Segundo o professor de economia da UFMS, Adriano Figueiredo, a atual situação econômica brasileira passa por uma “estagflação”, quando há uma estagnação econômica com aumento da inflação. “A economia não cresce, estando com decréscimo do PIB em termos reais, ou seja, descontando-se a inflação, que beira os 8,5% no ano de 2015, e a dívida pública federal aumenta, com cerca de R$ 2,5 trilhões”. De acordo com Figueiredo, para compensar a situação, o governo “se vê pressionado a aumentar os impostos e cortar orçamento para não infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
O estudante de medicina Dermival Caldeira Junior, 26, viajará neste mês de junho para os Estados Unidos. “O que me encorajou a viajar pro exterior, mesmo no período de alta do dólar, é o número de promoções e condições que as companhias aéreas estão trabalhando neste período”. Caldeira Junior pretende economizar na viagem e ressalta que é necessário planejar tudo com antecedência e pesquisar períodos de baixa temporada. “As grandes promoções, hoje, acabam beneficiando as pessoas que têm disponibilidade de datas”.
Notificação de promoção do aplicativo Melhores Destinos Aplicativos de viagens disponibilizam promoções-relâmpago, como Melhores Destinos e Passagens imperdíveis. Por intermédio deles, o consumidor recebe notificações em tempo real de promoções de passagens aéreas para destinos do mundo inteiro. Segundo Caldeira Junior, “os aplicativos de viagem estão ajudando de uma forma importante aquelas pessoas que querem viajar, mesmo com a alta do dólar. Estar atento a eles ajuda bastante a economizar”. Os aplicativos estão disponíveis na Apple Store e Google Play.






