A busca por alimentos saudáveis cresceu em Campo Grande no ano de 2017 e início de 2018. Campo Grande foi a segunda Capital no ranking nacional no número de pessoas com excesso de peso e está entre os maiores índices de pessoas com doenças relacionadas ao sobrepeso, o que ocasionou aumento na procura por alimentos saudáveis. O baixo preço da refeição também contribui para esse fator. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha para a Associação das Empresas e Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert) em 2017, o preço médio da refeição saudável é de R$ 28,65 em Campo Grande.
A nutricionista Nayara Vieira de Lima associa o aumento na busca por alimentos saudáveis à preocupação com a saúde após pesquisa da Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônica (Vigitel) de 2017 sobre obesidade. Campo Grande foi a segunda capital no ranking nacional no número de pessoas com excesso de peso. Essa posição "gerou certa consciência na população e isso aumentou a procura por alimentação saudável e exercícios físicos".
De acordo com a nutricionista Gabrielle Kaiper de Oliveira a procura pela alimentação saudável aumentou também por questões de saúde. "Como começou a crescer muito os fast foods, as pessoas começaram a ter muito problema de saúde, então agora elas estão buscando fazer mais exercícios e comer mais saudável".
Para ela, a alimentação saudável pode ser feita com alimentos comuns e receitas adaptadas. "Hoje em dia tem muita coisa no mercado, alimentos prontos, então às vezes a pessoa acaba comprando uma bolacha fit, só que isso é tudo conservante, industrializado, então não adianta em nada. Então o que a gente tem que fazer? Alimentos gostosos, saudáveis e adaptar a receita".
A moda saudável
Em Campo Grande, existem restaurantes especializados nesse tipo de alimentação. O empresário Luciano Augusto de Araújo Duré notou nesse quadro uma chance para empreender e junto a um sócio abriu o restaurante Delírio Fit. Hoje o restaurante atende de 120 a 150 clientes diariamente.
A nutricionista Gabrielle Kaiper é proprietária da Nutri Vida, empresa de alimentos e bebidas que realiza avaliação nutricional, acompanhamento alimentar e kits diários de dietas personalizadas. Ela faz os atendimentos nutricionais dos pacientes e monta as refeições produzidas pelas cozinheiras. Os kits de alimentação saudável contêm todas as refeições do dia. Ela utiliza as redes sociais como ferramenta para divulgação dos alimentos.
Segundo a nutricionista, além das empresas especializadas, os restaurantes em geral tem adaptado seu cardápio com alimentos mais saudáveis. “Os restaurantes fits, do ano passado pra cá já abriram uns quatro a mais do que já tinha. E o que acontece? O normal, caseirão, vai continuar com a comida deles, mas estão adaptando. Estão colocando um arroz integral, um filé de frango grelhado. Estão adaptando pra também atender esse tipo de público”.

Restaurantes de alimentação saudável ganham espaço em meio aos fast-foods - (Foto: Fernanda Sandoval)




