A primeira Geladeira Solidária foi inaugurada por membros da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, no dia 16 de setembro em Campo Grande. A iniciativa pretende auxiliar pessoas na região central sem condições para comprar alimentos ou bebidas. A geladeira fica 24 horas por dia à disposição da sociedade e foi instalada no estacionamento da clínica veterinária Pets Cão, localizada na rua 15 de novembro, número 2495. No Brasil mais de 10 municípios implantaram geladeiras solidárias como Belém (PA), Goiânia (GO), Salvador (BA), Taubaté (SP) e Joinville (SC).
A empresária Laura Reimer é uma das organizadoras da Geladeira Solidária e explica que a equipe é composta por 15 pessoas voluntárias do projeto e se dividem na inspeção da geladeira. A empresária esclarece que a primeira geladeira foi doada e que todos os custos relacionados ao projeto são pagos pela equipe. “A adesivagem através de normas, pintar, instalar, a eletricidade também. Todos os custos foram pagos através desse grupo”. Para abastecer a geladeira solidária existem normas de doação, que estão na porta do eletrodoméstico, e devem ser seguidas para que não haja consumo de alimentos vencidos. "A gente tem uma equipe que passa diariamente na geladeira e verifica para que sempre o alimento seja bom para o consumo".
Comunidade abastece a geladeira. (foto: Henrique Drobnievski)Laura Reimer diz que o projeto tem a parceria de restaurantes e pizzarias próximas ao local onde está instalada e que representantes desses estabelecimentos ajudam a abastecer a geladeira. “A gente tem uma parceria com alguns restaurantes, porque a ideia é manter sempre a nossa geladeira cheia”. A empresaria diz que a comunidade também pode ajudar. "Qualquer pessoa pode vir colocar seu alimento. Uma fruta, um pedaço de bolo, enrola ele em um insulfilm, põe a data e traz pra nossa geladeira".
De acordo com a organização, o intuito é ajudar quem passa pela região, independente do nível social. "Essa geladeira, a gente teve a ideia não só de agregar os moradores de rua e sim a nós, a mim e a você". A empresária afirma que o grupo pretende ampliar o projeto e revela que a primeira geladeira não será a única. "Nós já estamos com mais duas geladeiras para implantar. A gente conseguiu um mercado, porque a pessoa chega e vai lá e compra alguma coisa e já coloca na geladeira e a outra em frente a uma loja de motocicletas".

Geladeira Solidária está abastecida e disponível para população campo-grandense. - (Foto: Henrique Drobnievski)
Rute Carneiro utiliza a geladeira aos finais de semana.
Padre Paulo inaugura geladeira solidária. (Foto: Henrique Drobnievski)




