A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) começou a pintar faixas exclusivas para motociclistas em Campo Grande, para dar mais fluidez no trânsito e evitar que as motocicletas transitem no meio dos veículos. A primeira rua a receber a sinalização foi a Ernesto Geisel no dia 8 de dezembro. A faixa mede cerca de cinco metros de largura e há uma placa que indica a área reservada as motos.
O projeto foi implantado em cidades como São Paulo (SP) e Fortaleza (CE) e permitido pela Resolução 550, publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em setembro deste ano. A Resolução estabelece que é permitida a instalação de uma faixa horizontal para espera de motociclistas junto ao semáforo.
Segundo dados do Departamento de Trânsito em Mato Grosso do Sul (Detran MS), em 2014, mais de 40% dos acidentes com vítimas envolveram motociclistas em Campo Grande. As mortes nesses acidentes representam 55% do total das vítimas. As não fatais somaram 5.332, o que representa 59%.
O funcionário público João Eudociak acredita que a nova sinalização será positiva para melhorar o trânsito. "Uma iniciativa muito boa do poder público de modo a disciplinar o tráfego nas avenidas. Acredito que os acidentes de moto podem ser reduzidos, desde que haja conscientização por parte de todos os usuários, as faixas de espera vão ajudar as motos a saírem na frente, evitando a competição com os carros".
O segurança e motociclista Joel Oliveira aprovou a colocação das faixas de espera. "Achei ótimo, porém gerou algumas dúvidas. Não sei se agora estamos autorizados a passar no meio dos carros no semáforo para chegar nas faixas, pois você pode quebrar o retrovisor de alguém". Ele acha que a faixa irá facilitar o deslocamento e não acredita na redução de acidentes somente com esta medida.
O diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Elidio Pinheiro, diz que a instalação das faixas irá reduzir os acidentes e explica a escolha das ruas. "O critério é apenas um, o número de motociclistas que utilizam aquela via. Na Ernesto Geisel e na Avenida Lúdio Coelho detectamos que têm muitos motociclistas". Ele ressalva que são previstas punições no Código de Trânsito para os carros que avançarem na linha de retenção do semáforo.

Ernesto Geisel foi a primeira via a receber a sinalização - (Foto: Erika Rodrigues)




