POLUIÇÃO

Moradores do Santo Amaro reclamam de poeira causada por obra em área militar

Com calor e tempo seco, obra em área militar aumenta a poeira e irrita moradores

Brenda Cirino e Rosália Prata13/10/2014 - 16h03
Compartilhe:

Moradores do bairro Santo Amaro, em Campo Grande, MS estão incomodados com a poeira e a sujeira causadas pelo desmatamento de parte da área anexa ao Colégio Militar. A retirada da vegetação faz parte da obra para instalação do 9º Batalhão de Comunicação e Guerra Eletrônica situada entre a avenida Presidente Vargas e rua Fernando de Noronha

A aposentada Maria Soares afirma ser obrigada a limpar seu quintal três vezes ao dia e mantém as janelas fechadas para a poeira não sujar a casa. O caminhoneiro Manuel Casal Batista disse que faz muita poeira no local, que o vento carrega a terra vermelha para dentro de sua casa e que, quando chove, as ruas ficam cheias de barro devido a obra.  O frentista Edson Fernandes trabalha próximo ao local e acrescentou que muitos moradores reclamam da situação.

Segundo o  engenheiro ambiental do 3º Grupamento de Engenharia, do Comando Militar do Oeste, 1º tenente Luiz Fernando de Britto Moreira da Costa, foi autorizado o desmate de 21 hectares. Destes, 17 foram desmatados.

O processo de licenciamento ambiental foi pedido em setembro de 2012, no Ibama. Em março de 2013 saiu a licença de instalação e foi dada a entrada de autorização para o corte da vegetação. Em novembro de 2013, a mesma foi autorizada. Foram feitos planos de controle ambiental, inventários florestais, plano de desmate, estudo de ruídos e pressão sonora. De acordo com o tenente não foi exigido o estudo de impacto à vizinhança. A previsão para o término da obra é de quatro anos.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também