Ciclistas de Campo Grande organizaram um movimento com a intenção de conscientizar os condutores de veículos motorizados para os cuidados e atenção necessária com o tráfego de bicicletas nas ruas da capital. A ação aconteceu na comemoração do Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, no cruzamento da Av. Afonso Pena com a Rua 14 de Julho e teve a participação de 10 ciclistas que integram o grupo Sopa de Pedras.
O movimento utilizou como lema o ditado popular brasileiro “Se quer aparecer, coloque uma melancia na cabeça”. De acordo com o ciclista e coordenador do movimento, Nilson Young, a intenção com a ação é alertar os motoristas a terem mais atenção com os ciclistas no trânsito diariamente. “Os motoristas ficam surpresos por estarmos com cascas de melancias na cabeça. Por isso, essa é uma forma de deixar explícito aos condutores que as pessoas que transitam com bicicletas devem ser respeitadas diariamente no trânsito e não somente em situações inusitadas como essa.”
De acordo com o vereador Eduardo Romero, existem cerca de 150 mil pessoas que utilizam bicicletas nas vias urbanas de Campo Grande. Na opinião do vereador, os motoristas que transitam com seus veículos pela cidade não respeitam as leis básicas de segurança para os ciclistas. “Aqui em Campo Grande, as pessoas não costumam obedecer à distância mínima de 1,5 metros entre um carro e uma bicicleta, previsto no Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro. Tal situação acontece, na maioria das vezes, por desconhecimento da lei.”

Ditado popular "Se quer aparecer, coloque uma melancia na cabeça", é lema do movimento. - (Foto: Victor Hugo Sanches).jpg)





