CAPITAL

Celebração de Corpus Christi reune católicos no centro de Campo Grande

A confecção do tradicional tapete deu inicio a celebração de Corpus Christi.

Adrielle Santana e Caroline Cardoso20/06/2014 - 19h35
Compartilhe:

Católicos de Campo Grande comemoraram o feriado de Corpus Christi com a confecção do tapete de rua para a passagem da procissão, manifestação tradicional na Igreja Católica. O evento, que antecedeu por uma missa, aconteceu na rua 14 de Julho, entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa da Costa.

O tapete é feito de serragem, areia, tinta e papéis (Foto: Adrielle Santana)Crianças, jovens e adultos confeccionaram os tapetes com serragem, areia, papeis, tintas e diversos outros materiais. Segundo o catequista e representante da Paróquia São Pedro Apóstolo, Rogério Nantes, "no ano passado, os desenhos faziam referência à Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude".

O catequista revela que há uma preparação para este dia. “Fizemos reuniões com as comunidades para decidir o que seria desenhado. Há uma semana estávamos pintando e desenhando moldes. Parte do nosso trabalho foi feito com papel crepom, então foi feito com antecedência. É necessário ter esta preparação para ser mais prático”.

Na confecção dos tapetes não é permitido o uso de alimentos. Cada um leva um lanche para partilhar com todos. “Toda a confecção do tapete faz parte de uma catequese. Respeitar o lugar de cada um, confraternizar. Tudo isso faz a gente lembrar das palavras de Jesus Cristo”. Segundo o catequista Nantes, a produção do tapete chega a pouco mais de um quilômetro de comprimento.

De acordo com o representante da paróquia São Francisco de Sales, José Lourenço, “cerca de 40 metros são destinados a cada paróquia. Uma paróquia pode representar cinco ou seis comunidades da sua região”. Essa divisão é feita para organizar o tapete para que todas possam participar.

Os bispos Dom Dimas e Dom Eduardo celebraram a Missa Campal, que antecedeu a procissão. Para a instrutora de treinamentos da empresa Oi, Vanessa Paredes, a caminhada une todos em um só e “nada melhor que no dia de Corpus Christi para celebrarmos em comunhão”. A Policia Militar estimou que mais de 15 mil pessoas participaram da procissão.

O ministro da Comunhão Eucarística na Igreja Cristo Bom Pastor, Breno Gilmar Lima ressalta a importância da data. “É uma celebração do corpo e o sangue de cristo. Primeiro fazemos todo o trabalho com o tapete e depois a procissão. Hoje para o cristão em si, não importa a denominação. Há uma separação de igrejas, mas deus é único”.

Para o aposentado, Pedro José, "comemorar esta data é celebrizar a entrega que Jesus Cristo fez do seu sangue e sua carne". Corpus Christi é celebrada porque segundo os cristãos, na última ceia Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos e disse que o pão representava seu corpo e o vinho, seu sangue, o que seria alimento espiritual da alma. Kevin Medina, de dez anos, diz que a comemoração é positiva. “A comemoração é muito boa, pois reuni todos. É a prova que Deus existe mesmo. Eu acho que é isso o Corpus Christi”.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

Leia Também