Hospital veterinário foi construído para ampliar os cuidados especializados a animais silvestres em Campo Grande. O Hospital Ayty faz atendimentos de animais de diversas espécies que habitam o Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. e que são atendidos pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). Os animais que eram encaminhados para o Cras, serão direcionados para o Hospital Ayty, onde serão realizados procedimentos de triagem, exames, cirurgias e reabilitação.
O hospital atenderá cerca de 2,5 mil animais silvestres por ano. O espaço tem área equivalente à 1.162,33 metros quadrados construído anexo ao Cras, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O hospital localizado no Parque dos Poderes, contribui para a agilidade dos atendimentos aos animais silvestres.
As obras de infraestrutura começaram em 2021 e foram entregues em setembro de 2023. O Hospital é composto por sala de ultrassom, ambulatório, dois laboratórios de patologia clínica, farmácia, sala de raio-x, sala de cirúrgia, cinco salas de triagem e três solários. O Governo do Estado investiu cinco milhões de reais na construção e equipação do complexo hospitalar.
Centro cirúrgico do Hospital Ayty - Foto: Helder CarvalhoO responsável técnico do Hospital Ayty, Lucas Cazati afirma que a construção do hospital amplia a quantidade de atendimentos realizados pelo Cras. "Hoje nós temos a capacidade aqui de desenvolver e resolver problemas de média a alta complexidade. Então, hoje nós temos laboratório próprio, uma sala de cirurgia totalmente completa. Conseguimos agora ter uma autonomia maior de atendimento, porque hoje nós temos uma estrutura hospitalar completa".

Hospital Ayty é o primeiro do Brasil com atendimento exclusivo para animais silvestres - (Foto: Helder Carvalho)
Hospital Ayty aumenta capacidade de atendimento de animais silvestres atendidos pelo Cras - Foto: Helder Carvalho




